sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Documentário de sorocabano entra em cartaz em sala de cinema da capital



O documentário Clementina de Jesus – Rainha Quelé, dirigido por Werinton Kermes, entrará em cartaz no Espaço Itaú de Cinema a partir de 16/11. Diariamente o público poderá acompanhar o filme nas sessões das 18h20 na Sala 3,  no Espaço Augusta, localizado na Rua Augusta, 1475, São Paulo.

O filme homenageia a cantora Clementina de Jesus, também chamada de Rainha Quelé. Ela era uma senhora, negra, pobre, dona de casa e empregada doméstica que após os 60 anos passou a cantar com grandes nomes da música brasileira. Das incelenças, pontos e jongos aos sambas dissonantes e sofisticados, tudo, na voz de Clementina de Jesus, ganhou outra cor: a cor da terra afro-brasileira e sua memória ancestral. Entre os entrevistados do documentário, estão Paulinho da Viola, João Bosco, Cristina Buarque, Martinho da Vila, Leci Brandão, Paula Lima, Monica Salmaso e Carlinhos Vergueiro.

A direção é do documentarista sorocabano Werinton Kermes, com roteiro da semioticista Míriam Cris Carlos. Ambos possuem reconhecida experiência na feitura de documentários e realizaram diversos trabalhos relacionados à cultura negra. Realizada pela produtora Provocare, a obra possui 56 minutos.

O Espaço Itaú de Cinema é uma rede de cinemas brasileiras formada da parceira entre o banco Itaú, e a empresa Cinearte. Possui diversas salas nas principais cidades do país e tem a tradição de manter num mesmo complexo uma programação eclética, mesclando filmes do circuito tradicional e alternativo. Até 2012 ela se chamava Unibanco Cinemas, identidade abandonada após fusão entre os bancos Itaú e Unibanco.

Título original: Clementina de Jesus – Rainha Quelé
Direção: Werinton Kermes
Tempo: 56 minutos
Ano de produção: 2011
Classificação: Livre
Produtora PROVOCARE

Local: Espaço Itaú de Cinema (Espaço Augusta)
Data: a partir de 16/11.
Horário: diariamente às 18h20 na Sala 3
Endereço: Rua Augusta, 1475, São Paulo/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário